Solicite um orçamento: contato@geo-pro.com.br
ou ligue (11) 95577-2949

Sondagem de solo SPT (Percussão) – ABNT NBR 6484 e ABGE 2013

A sondagem de solo, à percussão ou sondagem de simples reconhecimento ou, ainda, sondagem com SPT, é o processo de investigação mais comum empregado na caracterização da cobertura terrosa dos terrenos naturais.

Esse processo é muito usado no Brasil, onde as condições de intemperismo formam espessa e contínua cobertura de solo.

O equipamento utilizado é simples e consta basicamente de um tripé, uma bomba d’água, um tanque de água de 200 l e ferramentas de corte do solo.

São executadas com a finalidade de se obter amostras pouco deformadas e valores quantitativos de resistência dos solos por meio de ensaios expeditos padronizados, denominados SPT (Standard Penetration Test).

A sondagem de solo é limitada pela ocorrência de material duro, como uma camada rija de transição solo-rocha, matacões, maciço rochoso, seixos ou cascalhos de diâmetro grande.

O avanço no horizonte de solo, acima do nível d’água, é feito com trado (concha, espiral). Ao atingir o nível d’água ou material resistente ao trado, a sondagem continua com o uso de trépano e circulação de água, processo denominado lavagem.

A cada metro da perfuração é feito um ensaio de cravação de um barrilete, para medida de resistência do solo e coleta de amostra pouco deformada. Esse ensaio, denominado de ensaio de penetração ou ensaio SPT, é feito com equipamento e procedimento internacionalmente padronizados. Para cravar o barrilete é usado o impacto de uma massa metálica de 65 kg caindo em queda livre de 75 cm de altura sobre um ressalto da parte superior do hasteamento a ele conectado.

O resultado do teste SPT corresponde à quantidade de golpes necessária para fazer penetrar, no fundo do furo, o barrilete amostrador, nos seus últimos 30 cm. A cada ensaio de SPT prossegue-se a sondagem, empregando o trado ou lavagem, até a profundidade do próximo ensaio.

O ensaio SPT pode ser acompanhado da medida da torção necessária para girar o barrilete cravado no fundo do furo e, a partir desse dado, definir melhor os parâmetros de resistência do material investigado. Esse tipo de ensaio é chamado de ensaio SPT-T (Percussão com Torque).

Sondagem a Trado – ABNT NBR 9603 e ABGE 2013

A sondagem a trado é uma perfuração manual de pequeno diâmetro, feita com um trado para a investigação de solo de baixa e média resistência.

O trado geralmente é constituído por uma concha metálica dupla ou uma espiral que perfura o solo enquanto guarda em seu interior o material perfurado. A coleta de amostras é feita a cada metro de avanço ou quando ocorre mudança do tipo do material perfurado.

A sondagem a trado geralmente penetra somente os horizontes de solo (baixa a média resistência) e acima do nível d’água. Todavia, camadas de argilas plásticas situadas abaixo do nível d’água podem ser amostradas com trado tipo espiral. Camadas de seixos, blocos de rocha ou maciço rochoso impedem o avanço deste tipo de sondagem.


Relatório de sondagens

Entregamos um relatório completo das sondagens executadas conforme a norma brasileira, com perfil geológico-geotécnico do solo em cada ponto perfurado, de fácil leitura e apresentando todas as características dos materiais encontrados.